AASPSI Brasil adere à Campanha Coração Azul

Como membro do Comitê Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Mato Grosso – Cetrap-MT, a AASPSI Brasil adere à Campanha Coração Azul, que tem a finalidade de ampliar o conhecimento e mobilização da sociedade, das instituições públicas e privadas, e das redes para o enfrentamento ao tráfico de pessoas para fins de exploração sexual, trabalho infantil, trabalho escravo, casamento servil e remoção de órgãos.

O enfrentamento dessa modalidade criminosa é regida por marco regulatório – Lei 13.344/2016, que trata da prevenção, da assistência e acolhimento do público alvo – mulheres, crianças, população transgênero e/ou em situação de risco e vulnerabilidade. Embora considerado “invisível”, este crime é muito rentável. A lei versa também por reprimir e punibilizar as pessoas que praticam a atividade. Todo ano o comitê executa um plano de atividades, maximizando-as no período da campanha.

A Campanha busca ampliar a participação da sociedade civil e indivíduos, dar visibilidade às ações desenvolvidas pela rede para a prevenção e enfrentamento ao tráfico de pessoas e disseminar o tema nas redes sociais.

Mais informações: https://www.unodc.org/blueheart/pt/index.html

Sobre o(a) autor(a) Ana Carolina Rios

Jornalista pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), bacharel e licenciada em letras pela Universidade de São Paulo (USP). Assessora de Comunicação da AASPSI Brasil desde 2012.