AASPSI Brasil continua conversa com equipe do TJ-BA

Programa de estágios em pós-graduação preocupa grupo

No dia 23 de fevereiro a AASPSI Brasil realizou mais uma reunião com a equipe técnica do Tribunal de Justiça da Bahia. Esta foi a terceira roda de conversa com o grupo. Maíla Rezende Vilela Luiz, presidente, Caio Schaffer, segundo secretário, Ana Maria Bertelli, segunda tesoureira e Elisabete Borgianni, membro do Conselho de Especialistas representaram a Associação.

Os profissionais fizeram um levantamento de quantos são os profissionais do Serviço Social e da Psicologia no órgão e onde estão. Agora o grupo está trabalhando em um estudo sobre as práticas profissionais e um descritivo das atribuições de ambas as categorias no Judiciário baiano. A AASPSI Brasil oficiou a Presidência do TJ-BA solicitando o levantamento oficial dos profissionais no estado, local de lotação e a forma de vínculo trabalhista com a instituição, uma vez que nem todos são concursados. Até o momento, não recebemos resposta do órgão.

Nesta reunião, a equipe trouxe outra preocupação para reflexão: a adoção do programa de estágios em pós-graduação. O Tribunal quer que a equipe indique nomes de quem supervisionará os estagiários. No entanto, a equipe tem dúvidas sérias sobre o programa. O grupo solicitou reunião para discutir estes pontos, mas até o momento não recebeu resposta. Os representantes da associação falaram sobre outros casos em que a situação já ocorreu ou que está ocorrendo e o que é possível fazer. Uma das ideias é consultar os conselhos profissionais sobre possíveis implicações éticas.

Mais uma vez nossa conversa foi muito rica. O diálogo terá continuidade no dia 22 de março.

 

 

 

 

 

Sobre o(a) autor(a) Ana Carolina Rios

Jornalista pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), bacharel e licenciada em letras pela Universidade de São Paulo (USP). Assessora de Comunicação da AASPSI Brasil desde 2012.

Deixe um comentário