Desafios e expectativas da atuação profissional foram temas de debate
A AASPSI Brasil realizou do dia 28 de julho reunião com um grupo de assistentes sociais que atuam como peritos na Justiça Federal. Ana Maria Bertelli, segunda tesoureira, Arlete Oliveira, conselheira e Elisabete Borgianni, do Conselho de Especialistas representaram a associação na conversa que reuniu cerca de 50 pessoas de diversos estados.
O grupo nos procurou para conhecer a AASPSI Brasil e debater sobre os desafios e dificuldades vividos no dia a dia profissional. Os profissionais já vinham tentando se articular quando souberam da Associação e solicitaram a reunião. Foi um momento importante para troca de experiências, ideias e expectativas.
Os assistentes sociais relataram como ainda sentem que seu trabalho não é devidamente valorizado e o preconceito percebido dentro da própria área do Serviço Social. Outros pontos do debate foram a dificuldade de acesso à capacitação, os baixos valores dos honorários e a morosidade para recebe-los e as dificuldades de diálogo com os juízes.
A associada Lucineia do Carmo Souza, uma das representantes do grupo, contou sobre sua pesquisa de mestrado que estudou o acesso judicializado ao BPC e o trabalho do assistente social perito.
As representantes da AASPSI Brasil contaram um pouco da história da associação, suas ações e conquistas ao longo dos anos e os projetos que estão sendo trabalhados. Falaram sobre a importância da atuação dos peritos no Judiciário e de como essa atuação é desconhecida pelos próprios colegas, além das dificuldades do isolamento profissional. Pontuaram que o trabalho dos peritos é fundamental para que se garanta o direito ao acesso ao Benefício de Prestação Continuada, que é crucial para a sobrevivência de milhares de pessoas no Brasil. Também enfatizaram que os profissionais podem ver a associação como um ponto de encontro e acolhimento e que juntos podemos pensar maneiras superar os desafios postos.
Uma nova reunião está agendada para o dia 26, às 19 horas para continuação dos debates.